Acne – Causas e Tratamento

Acne – Causas e Tratamento

Se você sofre com acne e está procurando informações para se livrar deste incomodo leia com atenção este artigo.

O que é

Muitas pessoas sofrem com este problema que pode deixar cicatrizes irreversíveis. Também conhecida como espinha, ela é uma erupção folicular, papilar ou pustulosa resultante de inflamação com acúmulo de secreção, que afeta as glândulas sebáceas.

Quais tipos

Existem três tipos e cada qual tem tratamento e causas diferentes. É importante detectar e tratar de forma correta.

Acne do adolescente

Como o nome já diz essa é a acne que aparece na adolescência e é causada pelo excesso de hormônios produzidos nessa fase da vida. Geralmente não é preocupante e desaparece no decorrer dos anos. Essas espinhas aparecem mais na chamada zona T do rosto, formada pelo nariz e pela testa.

Acne da mulher adulta

A acne da mulher adulta geralmente acontece após os 30 anos de idade e também estão relacionadas com a produção hormonal. Mulheres com ovários policísticos estão mais sujeitas a esse tipo de acne e ainda mulheres que tomaram anticoncepcional por muito tempo e pararam. Aparece na zona V do rosto.

Acne Genética

É o tipo mais grave e geralmente aparece no rosto inteiro tendo um tratamento bastante complexo e urgente.

Rosácea

A Rosácea é uma doença inflamatória que geralmente é confundida com acne, porém é uma outra doença e tem outras causas e outros tratamentos. Aparece nas bochechas.

Quais os graus

Grau I – presença apenas de comedões (cravos), sem lesões inflamatórias (espinhas);
Grau II – comedões, pápulas e pústulas;
Grau III – comedões, espinhas, pústulas e cistos.
Grau IV – comedões, espinhas, lesões císticas maiores que podem se interconectar pela pele (acne conglobada), formando “túneis”.

Sintomas

Os sintomas são geralmente diagnosticados pela própria pessoa que começa a perceber cravos, espinhas e inflamações no rosto, costas ou peito. É importante nunca espreme, pois pode deixar cicatriz e causar inflamação grave

Causas da acne

As causas estão relacionadas aos tipos de acne. Na adolescência a causa é hormonal, assim como a acne da mulher adulta. E a genética tem causa genética como o próprio nome sugere.

Tratamento

O tratamento da acne depende de cada caso. É necessário detectar que tipo a pessoa tem e então escolher o tratamento adequado. Manter a pele limpa e bem higienizada ajuda a manter os poros livres de impurezas.

Mas é fato que todos os casos têm controle e até cura, mas deve procurar a ajuda de um profissional especializado ou até um tratamento feito a base  de cremes ou tratamento mais avançado.

Além dos produtos de uso tópico, há outras estratégias que podem ser utilizadas pelo dermatologista para obter resultados mais efetivos:

Além do tratamento tradicional há outro que ajuda  muito:

Como tratar a acne

Deixe um Comentário